PME

PME – Setembro 2015

fdp1

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o desemprego no Brasil vem aumentando paulatinamente, atingindo no mês de setembro a variação de 56,64%. Isso significa que há mais de 670 mil pessoas em busca de trabalho. 

Variação do Salário Médio nos últimos 12 meses

(mesmo mês do ano anterior)

fdp2

O salário médio real vem caindo: ficou 1% menor que o apresentando no mês de agosto. Em setembro, o rendimento médio ficou em R$ 2.179,80, valor abaixo do apresentado no mesmo período do ano anterior, que era de R$ 2.278,58. 

 fdp3

Os setores que mais demitiram foram: Setor da Indústria extrativa e de transformação e produção e distribuição de eletricidade, gás e água (5%), seguido pelos setores de Serviços prestados à empresa, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira, e do Comércio, reparação de veículos automotores e de objetos pessoais e domésticos (4,4%). O setor da Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde e serviços sociais foi o que menos demitiu, com o percentual de 1,7%.

fdp5

Com 13% de desemprego, Salvador obteve a maior taxa de desemprego na área pesquisada. O total das áreas foi de 7,6%, ficando estável em relação ao mês passado. Em setembro de 2014, a taxa era de 4,9%.

fdp5

Comparando os dados fornecidos pelo IBGE no mês de setembro de 2014 com os dados fornecidos em setembro de 2015, podemos ver que o desemprego apresenta alta de 63,54%.

fdp6

Em São Paulo os setores que mais demitiram foram os da Construção (4,7%), seguido pelos setores de Serviços prestados à empresa, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira e da Indústria extrativa e de transformação e produção e distribuição de eletricidade, gás e água (ambos apresentaram uma taxa de 4,5%). O setor da Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde e serviços sociais foi o que menos demitiu, quando comparado com os outros setores, com o percentual de 1,4%.

fdp7

A taxa de desemprego vem aumentando nos últimos 8 meses, mas se manteve constante quando comparada ao mês anterior.

fdp8

Segundo dados do IBGE, o número de pessoas desocupadas vem subindo. Este mês, apresentou um aumento de 56,63% quando comparado com setembro de 2014. 

fdp9

Em São Paulo, o número de pessoas desempregadas, neste mês, aumentou 63,31% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês de agosto, houve uma queda de 10,52% no número de pessoas desocupadas. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s