PIM-PF

PIM-PF Dezembro 2015

Indústria Geral Brasileira

Com o objetivo de acompanhar a evolução do produto real da indústria, o gráfico abaixo mostra o desempenho da indústria no mês de dezembro. Podemos observar o resultado negativo de -11,9%, em relação ao mesmo período do ano anterior, o que indica o 2º pior resultado do ano de 2015. Houve uma queda bruta, comparado a dezembro de 2014, quando a indústria apresentava um percentual já negativo de -2,6%.

pd1

 

A tabela abaixo mostra a evolução da indústria brasileira ao longo do ano de 2015, no qual são informados os números-índice e a variação percentual em relação ao mesmo mês do ano anterior com seus respectivos meses. Nota-se o resultado negativo em todos os meses do ano, sendo 2015 um ano de retrocesso para a indústria.

 

pd2

 

 

Indústria por setor

 Comparado com o mesmo mês do ano anterior, 26 setores da indústria brasileira fecharam em queda no mês de dezembro de 2015. Apenas dois setores tiveram um valor positivo, no qual se destaca o setor de fabricação de produtos alimentícios e o de fabricação de celulose, com os respectivos valores percentuais de 4,4% e 2,6%. Os piores resultados foram nos setores de fabricação de máquinas, veículos e equipamento de informática, tendo este último apresentado o pior resultado do mês, com um percentual de -37,1%.

pd3

pd4

 

 

Total dos Estados

 Na análise entre os estados brasileiros, apenas dois tiveram resultado positivo no mês de dezembro, sendo que o melhor resultado foi em Mato Grosso, que obteve um crescimento de 18,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em segundo lugar, também com resultado positivo, vem o estado do Pará com 3,7%. Os piores resultados foram nos estados do Amazonas e Espírito Santo, com -30% e -19,1% respectivamente.

pd5

pd6

 

 

Total do Estado de São Paulo

 São Paulo obteve resultados negativos em todos os meses de 2015, sendo um período de recessão para a indústria paulistana. Dezembro apresentou um crescimento negativo de -12,4% em relação a Dezembro de 2014. O pior resultado do ano foi em Maio, cujo percentual atingiu    -13,9%.

pd7

pd8

 

 

São Paulo por setores

 Conforme o gráfico abaixo, que mostra a evolução dos setores da indústria paulistana, os três setores que apresentaram melhor resultado, ainda que negativo, foram os setores de fabricação de sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal (-3%), fabricação de bebidas (-3,7%) e fabricação de outros equipamentos de transporte (-4,6). Os setores que obtiveram os piores resultados foram o de fabricação de produtos têxteis (-15,3), fabricação de veículos automotores (-22,6) e fabricação de equipamentos de informática (-27,9).

pd9

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s