PMS

PMS – Janeiro/2016

pesquisa-mensal-do-serviço-1

Em janeiro de 2016, a Pesquisa Mensal de Serviços, registrou uma queda da variação de serviços de -5% comparado ao mês anterior. Segundo a série histórica de 12 meses, o ano de 2015 só registrou quedas no volume total do setor de serviços, o mês de março foi um único que aumentou o volume de serviços em 2,3%.

pesquisa-mensal-do-serviço-2

Em janeiro todos os setores de serviços registraram queda no volume total, a maior queda foi no setor de Serviços profissionais, administrativos e complementares com -9,1%, seguido por Outros serviços com -7,9%.

pesquisa-mensal-do-serviço-3

O setor que mais contribuiu para a queda do Volume Total foi o setor de Serviços Profissionais , seguido por Outros serviços e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio.

pesquisa-mensal-do-serviço-4

Os estados que sofreram maior queda na variação do volume de serviços foram Amapá, Amazonas e Pernambuco com -19,1%, -14% e -11,4%, respectivamente. É importante perceber que a maioria dos estados brasileiros sofreram queda no volume de serviços em janeiro de 2016.

pesquisa-mensal-do-serviço-5.png

Os estados que se destacam com aumento na variação do volume de serviços são Mato Grosso, Distrito Federal e Roraima com 17,5%, 13,3% e 11,2%, respectivamente.

pesquisa-mensal-do-serviço-6.png

Em São Paulo, o cenário não é muito diferente do nacional, em janeiro sofreu uma queda de 5,6% no volume de serviços. Comparando as duas séries de 12 meses, percebemos que 2015 foi marcado por quedas de volume de serviços.

Comenta aí sobre o relatório da PMS 😉

logos juntos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s