PIM-PF

PIM PF – Junho

Desempenho geral

Com a vigésima oitava queda consecutiva na comparação com o mesmo mês do ano anterior, junho marca uma redução de 6% na atividade industrial no mês frente a junho de 2015. O resultado mostrou-se próximo ao projetado pelo mercado, segundo a jornalista Lucianne Carneiro, do site O Globo, que era de perda de 6,3%.

graf1

Já a produção geral de junho em comparação a maio deste mesmo ano, apresentou crescimento de 1,1%, recuperando-se da queda no ritmo registrado em abril.

graf2

Desempenhos mais relevantes

O setor com maior variação positiva no mês de maio foi o de Preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados, com crescimento de 8,9%, seguido pelo setor de Fabricação de sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal e pelo setor de Fabricação de outros produtos químicos com aumento de 5% e 2,3%, respectivamente, comparado a junho de 2015.

Já os setores que tiveram os piores resultados para maio de 2016 comparado ao mesmo mês do ano anterior foram o de Fabricação de produtos do fumo, de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores e o de Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, com queda de 23,5%, 18,5% e 28,713,2%, respectivamente.

graf3

Em comparação com junho de 2015, de acordo com a última divulgação do IBGE, o seguimento de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados teve um resultado muito melhor com crescimento de 8,4% contra a redução de -3,7% no mesmo mês do ano anterior. Apresentou ainda resultado melhor que o de junho de 2014, quando teve queda de 5,4%.

graf4

A fabricação de produtos de fumo continua sendo o setor com o pior resultado do mês, com redução de -23,5% quando comparado a maio deste ano. Com isso, mostra a quinta queda consecutiva do setor.

graf5

Desempenho da fabricação de veículos automotores

No comparativo com maio de 2016, o setor de fabricação de veículos, responsável por aproximadamente 10% do peso na pesquisa da indústria, apresentou crescimento de 8,4%. Com isso mostra o segundo crescimento desde a queda de 3,8% em abril do mesmo ano e uma melhora no setor.

graf6

Desempenho da fabricação de produtos alimentícios

O setor de fabricação de produtos alimentícios apresentou queda menos acentuada no comparativo do mês de maio frente ao mesmo mês com relação a abril de 2016 quando teve uma queda de quase 7% no ramo.

graf7

logos-juntos

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s