PMC

PMC – Agosto de 2016

PMC Geral

indice-de-volume-de-vendas-com-base-fixa-em-2011

Na comparação do ano anterior, o Brasil teve uma queda de 5,07% no comércio geral, porém, está foi a menor desde setembro 2015.

PMC Geral do mês anterior

indice-de-volume-de-vendas-com-base-fixa-em-2011-sazonal

O desemprenho de agosto/2016 apresentou uma queda em relação ao ano passado de 5,5%, porém o mercado desde julho tem mostrado reações de melhoras.

PMC por atividade

por-atividade-mesmo-mes-do-ano-anterior-pmc

A alta do juro, queda de rendimento e aumento do desemprego são fatores que influenciaram na queda do consumo de bens não necessários, como Móveis (14,6%), Livros, jornais, revistas e papelaria (15,1%) e outros artigos de uso pessoal (10,8%). Em agosto a queda das atividades foi generalizada, o setor que caiu com a menor variação foi o de Hipermercados e supermercados (1,7%).

PMC Regional

resultado-por-regiao-pmc

Dos 27 estados, apenas 2 apresentaram aumento do comércio com relação a agosto de 2015, Roraima (2,7%) e Paraíba (1,8%). As maiores quedas do comércio ocorreram em Amapá (-19,4%), Pará (-14,6%) e Espírito Santo (-12,4%).

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as maiores influências do comércio varejista no Brasil, apresentaram (-2,9%) e (-7,8%), respectivamente.

PMC São Paulo

variacao-nos-ultimos-12-meses-pmc

Assim como nos últimos índices publicados, o comércio varejista em São Paulo apresenta uma melhora crescente. No mês de agosto houve uma queda de apenas 1,67% em relação a julho deste ano, o que pode significar índices positivos para os últimos meses do ano, caso esta tendência continue.

PMC Brasil e São Paulo

comparacao-brasil-e-sao-paulo-pmc

Na série histórica de 13 meses é possível perceber em agosto de 2016 que a queda do comércio varejista no Brasil (-5,5%) é muito maior que em São Paulo (-2,9) com relação a agosto de 2015, onde praticamente caíram juntos.

PMC São Paulo por atividade

sao-paulo-por-atividade-pmc

O gráfico apresenta um aumento no consumo de bens necessários para o dia a dia, dado o resultado de 3,1% para o setor de “Hipermercados e Supermercados” e 2,2% para o setor anterior somado ao consumo de bebidas e fumo, respectivamente.

logos-juntos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s