PMS

PMS – Dezembro 2016

A Pesquisa Mensal de Serviços – PMS tem como objetivo, através de seus indicadores, acompanhar o comportamento conjuntural do setor, indicando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas no Brasil.

Entre os cinco grupos principais de serviços, sem considerar suas ramificações, o grupo de “Outros Serviços” foi o único a apresentar variação positiva, de 0,6%. O grupo de “Transportes foi o com maior variação negativa, de -7,2%.

Capturar.PNG

Na variável de Receita nominal de serviços, a partir do mês de julho, São Paulo apresentou maiores resultados em comparativo com a média de Receita Nominal Nacional. No último resultado, a diferença chegou a 6,9 pontos, destacando que o estado de São Paulo apresentou maior volume de serviços que a média nacional.

Capturar.PNG

Em comparativo entre todas as unidades da federação, com base no volume de serviços acumulados nos últimos 12 meses, apenas o estado de Roraima apresentou variação positiva, de 0,5%. Destaques para o Amapá e o Amazonas, ambos estados da região Norte, com variação negativa de -15% e -13,8% respectivamente.

Capturar.PNG

Dezembro de 2016 apresentou a terceira maior variação negativa, com -5,7%, atrás apenas de outubro (-7,6%) e março (-5,9%). Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve variação positiva de 0,7%, devido o resultado de -5% em dezembro de 2015.

Capturar.PNG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s